quem somos

2020_FACE_GUETO

Somos um Portal e Revista de Literatura em Língua Portuguesa | 

Contamos com publicações bimestrais disponibilizadas nos formatos PDF, MOBI e EPUB para download livre | além disso, temos as edições especiais semestrais | com temas exclusivos e material inédito | somos também um selo independente que publica e-books de poesia e prosa |  em ocasiões excepcionais fazemos e-books de coletâneas temáticas com diversos autores

EXPEDIENTE

Fundador: Rodrigo Novaes de Almeida (2016)

Editora-chefe: Christiane Angelotti

Editor convidado: Leonardo Tonus

Editora convidada: Taciana Oliveira

Conselho Editorial:

Antônio LaCarne, Juan Manuel P. Domínguez e Thássio Ferreira.

Redes Sociais: Amanda Sorrentino

Contato: <editorgueto@gmail.com>

 

QUEM SOMOS

Christiane Angelotti é escritora e editora de literatura infantojuvenil no Grupo IBEP. Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação/Neurorreabilitação. É especialista em Literatura, com foco em Literatura Infantojuvenil e Educação. Desde 2002, trabalha com conteúdo educativo para sites infantis. Tem textos publicados em livros didáticos e sites educativos. É produtora de conteúdo, pesquisadora em infância e fundadora do portal Para Educar.

Foi curadora e editora da Revista Gueto de Literatura desde sua fundação, em 2016, e agora é sua editora-chefe. Tem contos publicados em revistas literárias e nas coletâneas Gueto Impressa Volume 1, Gueto Impressa Volume 2 (ambas pela Editora Patuá) Laudelinas Volume 1 (Editora Mirada) e Antifascistas (Editora Mondrongo). Em 2023 lançará seu primeiro livro de contos e seu primeiro livro infantojuvenil (ambos no prelo).

Leonardo Tonus é escritor e professor em literatura brasileira na Sorbonne Université (França) desde 2000.

Em 2014 foi condecorado pelo Ministério de Educação francês Chevalier das Palmas Acadêmicas e, em 2015, Chevalier das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês.

Curador do Salon du Livre de Paris de 2015 e da exposição « Oswald de Andrade: passeur anthropophage » no Centre Georges Pompidou (França, 2016) » é o idealizador e organizador do festival  Printemps Littéraire Brésilien e do Projeto MIGRA.

Publicou diversos artigos acadêmicos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou, entre outros, a publicação de Samuel Rawet: ensaios reunidos (José Olimpio, 2008),  do volume 4 da Chiricú Journal: Latina/o Literatures, Arts, and Cultures (Indiana University Press, 2020) e das Antologias La littérature brésilienne contemporaine — spécial Salon du Livre de Paris 2015 (Revista Pessoa, 2015), Olhar Paris (Editora Nós, 2016), Escrever Berlim (Editora Nós, 2017), Navegar Chicago (Editora Nós, 2021) e Min al mahjar ila al watan – Da Terra de Migração Para a Terra Natal (Revista Pessoa/ Abu Dhabi Departement of Culture and Tourism/Kalima, 2019).

Vários de seus poemas foram publicados em antologias e em revistas nacionais  nos Estados Unidos, no Canadá, na França, na Grécia, em Portugal e na Islândia.

É autor de três coletâneas de poesia :  Agora Vai Ser Assim (Editora Nós, 2018), Inquietações em tempos de insônia (Editora Nós, 2019) e Diários em mar aberto (Folha de Relvas Edições, 2021) que, em abril de 2023, será publicada em alemão pela Editora Hagebute Verlag. É editor convidado do portal Revista Gueto de Literatura.

Taciana Oliveira é natural do Recife-PE, bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) com Pós-Graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual. Roteirista, atua em direção e produção cinematográfica, criadora das revistas digitais Laudelinas e Mirada, e do Selo Editorial Mirada. Dirigiu o documentário Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo.É editora convidada do portal Revista Gueto de Literatura. Tem no prelo Coisa Perdida, livro de poemas.

Antônio LaCarne é cearense, graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, professor da rede pública de ensino, autor de Salão Chinês (2014) e Exercícios de Fixação (2018). Contista e poeta, participou de inúmeras antologias e seus poemas já foram publicados na Colômbia, Grécia e Alemanha. É membro do conselho editorial da revista Gueto de Literatura.

Juan Manuel P. Domínguez é jornalista, fotógrafo e produtor publicitário. Atualmente é colunista colaborador na Mídia Ninja, Brasil 247, Le Monde Diplomatique América Latina, Le Monde Diplomatique Brasil e membro do conselho editorial da Revista Gueto de Literatura. Atuou como jornalista em Telesur e El Destape. Foi professor de fotografia na Universidade de Buenos Aires.

Thássio Ferreira é poeta e ficcionista. Autor do livro de contos Nunca estivemos no Kansas, e de Lagarta chã (no prelo), Agora (depois), Itinerários, (DES)NU(DO), todos de poesia. Escreve a coluna Alguma coisa em mim que eu não entendo na revista Vício Velho. Tem contos e poesias publicadas em diversas revistas literárias em Brasil e Portugal. Foi ganhador dos prêmios Cidade de Manaus (2020), Off-Flip (2019) e Editora UFPR (2018), e finalista do Prêmio Sesc (2017). É membro do conselho editorial da Revista Gueto de Literatura.