ata de reunião, de Luís Fernando Amâncio

capa_amancio

Ata de número 137 da Reunião Ordinária do Conselho de Diretores da Empresa Encaixota Brasil, realizada no dia 05 de fevereiro de 2019, na sede, na Sala de Reuniões da empresa, localizada na Rua Raja Gabaglia, 1654, Belo Horizonte.

Estiveram presentes o presidente da empresa, Sr. Adalberto da Costa Guimarães; o vice-presidente, Sr. João Vicente Coelho Ventura; e os seguintes diretores: Sr. Ricardo Almeida Távora, Sr. Júlio Camargos, Sra. Vera Maria da Silveira, Sr. Felipe Leite da Costa Guimarães e Sr. Henrique Lezgrinowith. A reunião contou também com a presença do Sr. Guilherme Valença Torres, chefe da Contabilidade, que compareceu ao encontro para apresentar a planilha de gastos do ano de 2018.

Marcada para iniciar às 14h00, a reunião se iniciou efetivamente às 14h35 minutos — afinal, só precisam ser pontuais nessa empresa os trabalhadores rasos, os palhaços do baixo clero, como este que escreve a presente ata. Que, é importante frisar, chegou meia-hora antes, ajeitou a disposição das cadeiras, ligou os equipamentos multimídia, ajustou o ar-condicionado e ficou esperando a reunião ser iniciada. Este redator, também é válido destacar, tem uma mesa repleta de trabalhos que precisam ser feitos com urgência e será cobrado por isso. Justiça seja feita à Sra. Vera Maria, sempre correta em relação aos horários. Às 14h00 em ponto, ela chegou à sala de reuniões, com toda a elegância, tablet em mãos e cara de quem comeu e não gostou. Como lhe é habitual. Com todos os membros da diretoria presentes, o Sr. Adalberto da Costa Guimarães, presidente da Encaixota Brasil e, não por acaso, seu acionista majoritário, deu início à reunião, que teve a seguinte pauta:

1) Aprovação da Ata nº 136 da Reunião Ordinária de 04 de dezembro de 2018;

2) Discussão da planilha de gastos de 2018 da empresa;

3) Indicação de representante para participar da XII World Boxes Manufacturers Conference, a ser realizada entre os dias 10 e 13 de junho em San Diego, Estados Unidos;

Informes gerais:

1) Aprovação da Ata nº 136 da Reunião Ordinária de 04 de dezembro de 2018. Após conversarem livremente sobre assuntos diversos, como se já não estivessem atrasados — ou talvez implicância deste redator, e seja importante saber das férias do Sr. João Vicente, na Itália; as dicas de restaurante do Sr. Henrique ou as previsões políticas do Sr. Júlio —, o Sr. Adalberto perguntou se todos haviam recebido a ata da última reunião. Após respostas afirmativas, o Sr. Adalberto perguntou se havia comentários a serem feitos e sugestões de alterações para o texto. A verdade é que nenhum desses diretores lê essas malditas atas, estão cagando para essas formalidades, então eles concordam, dizem que não precisa de alteração. Esse documento só serve para ser arquivado, torcendo para que nenhuma auditoria o desenterre do fundo de uma pasta. Mas o Sr. Ricardo Almeida Távora, um maníaco por gramática, lê. Ele pediu a palavra e começou a listar uma série de deslizes que este redator teria cometido. Alguns comentários pertinentes, reconheço, mas a maioria dos apontamentos não passa de picuinha linguística. Já foi registrado neste documento, porém não custa ressaltar, a mesa do redator está repleta de urgências. O Sr. Ricardo, quase septuagenário, o veterano da diretoria, estudou Letras. “Sou um apaixonado por latim”, segundo suas palavras. O decano pediu desculpas pelo nível de exigência, mas, com um sorrisinho asqueroso, disse que seus “olhos doem com alguns delitos contra a língua portuguesa, é um vício meu”. Deve ser o único divertimento do velho. Puto. Já que gosta tanto de gramática, por que não vai dar aulas em escolas públicas e compartilha seus enormes conhecimentos com a juventude? Certamente, é mais divertido humilhar o redator da ata, lembrá-lo de seu lugar subalterno. Após longos minutos desse exibicionismo intelectual, o Sr. Adalberto perguntou a todos se a ata, com as alterações sugeridas pelo Sr. Ricardo, poderia ser aprovada. Com o consentimento de todos, o documento foi aprovado por unanimidade. Este redator, que já tem trabalho suficiente, irá fazer a revisão do documento.

2) Discussão da planilha de gastos de 2018 da empresa: após uma nova dispersão, pois o Sr. Felipe entendeu que era pertinente mostrar os vídeos de seu filho de dois anos — embora, é preciso registrar, o menino realmente seja fofo, apesar do pai —, o Sr. Guilherme Valença Torres, chefe da Contabilidade, iniciou sua apresentação sobre os gastos da empresa durante o ano de 2018. Embora seja chefe de setor, o Sr. Guilherme não é um desses nefastos cardeais, está na luta pela sobrevivência como todos nós. Ele fez a competente exposição, usando o projetor, com planilhas bastante detalhadas. A luz apagada para a projeção, porém, fez alguns membros da direção cochilarem ou se distraírem no celular. Tamanho o respeito pelo trabalho alheio. As planilhas serão anexadas a esta ata. Após a exposição de cerca de 30 minutos, o Sr. Adalberto passou a palavra aos membros do Conselho de Diretores. A Sra. Vera fez algumas observações, tirou algumas dúvidas e mostrou que não estava cochilando durante a apresentação. O Sr. Felipe — e, confesso, dói escrever “Sr.” antes do nome deste cidadão, um playboy que, se não fosse filho do dono da empresa, teria sérios problemas em qualquer função devido à sua inépcia nata —, fez perguntas irrelevantes. O Sr. Ricardo questionou alguns gastos, porque ele gosta de causar. Durante as perguntas, a Srta. Marília, nova copeira da empresa, entrou na sala com café e pães de queijo. Enquanto ela estava depositando a bandeja na mesa, muitos dos diretores lançaram olhares devassos sobre seu corpo e emitiram, sem pudor algum, comentários elogiosos à sua saúde, digamos, para registrar de uma forma elegante. Tal é a avacalhação da reunião. O Sr. Henrique Lezgrinouwyitchakjlndfakjdsjf — sobrenome confuso da porra — ficou recentemente solteiro e particularmente empolgado. A Sra. Vera, não podia ser diferente, ficou bastante constrangida. Os membros do Conselho de Diretores, sem poderem fazer o mesmo com a Srta. Marília — ao menos, não agora —, atacaram os pães de queijo. O Sr. Adalberto, dada a dispersão do encontro, agradeceu a presença do Sr. Guilherme e encerrou a discussão do ponto de pauta.

3) Indicação de representante para participar da XII World Boxes Manufacturers Conference, a ser realizada entre os dias 10 e 13 de junho em San Diego, Estados Unidos: o Sr. Adalberto afirmou que, conforme é tradição, a empresa será representada no XII World Boxes Manufacturers Conference. Devido à recessão econômica, porém, neste ano, apenas um representante será enviado. O presidente da empresa disse que, em razão de compromissos familiares, não poderá viajar, deixando a oportunidade a algum outro membro da diretoria que se dispuser. Os Srs. Felipe e Henrique se propuseram a representar a empresa. Para resolver o impasse, o Sr. Adalberto decidiu que, neste ano, o Sr. Henrique irá à conferência, uma vez que ele nunca teve esta experiência. O Sr. Felipe, notadamente, não ficou muito satisfeito — vai reclamar com o papai, vai. Dada a afobação do Sr. Henrique com a copeira, este redator especula mentalmente se San Diego é próximo de Las Vegas.

4) Informes gerais. Houve muita conversa paralela, como de costume, mas não houve nenhum informe. Às 16h20, o Sr. Adalberto, exercendo sua função de presidente da empresa Encaixota Brasil, encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos. O próximo encontro será no início de junho, com data a ser definida. Eu, Flávio de Carvalho Pedroso, exercendo minha função na secretaria da pocilga, lavrei a presente ata, que será assinada por todos, mas não será lida por ninguém, pois o Sr. Ricardo, aquele mala da gramática, estará de férias em junho.

Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2018.

Luís Fernando Amâncio é historiador de formação, escritor por teimosia, mas paga as contas trabalhando no serviço público. Em 2014, publicou seu primeiro livro, Contos de autoajuda para pessoas excessivamente otimistas. Primeira antologia do autor, o livro foi um dos selecionados em premiação promovida pela Editora LiteraCidade. É colunista do site Digestivo Cultural desde 2015. Em 2020, publicou O voo rasante do pombo sem asas pelo selo Isadora Books. “Ata de reunião” é o conto que encerra a antologia.