a diplomacia em banho-maria, de Dirce Waltrick do Amarante

As relações entre a Índia e o Brasil iam de mal a pior e tudo começou quando passamos a comprar vacas indianas, as quais, segundo o contrato, deveriam ser tratadas com a deferência que lhes cabe por sua condição sagrada, mas acabavam mesmo era virando churrasco (sim, comemos churrasco de gato, gambá e vaca), recheio de pastel etc. por aqui.

E os indianos descobriram isso num vídeo do YouTube, que viralizou, no qual um diplomata brasileiro ensinava como fazer pastel com recheio de carne de vaca indiana. Aliás, o diplomata era conhecido por seus talentos culinários e fazia parte de renomado clube de gourmets da cidade de Vagens, no interior de Santa Catarina.

Foi um escândalo diplomático que o fez perder seu posto duramente conquistado no Itamaraty. Pensando bem, não foi duramente conquistado, porque não era diplomata de carreira, havia sido indicado para o cargo pelo presidente do Clube dos Gourmets de Vagens, um fazendeiro que fabricava um dos melhores iogurtes do mundo, melhor até do que os Iogurtes de Popesco Rosenfeld, os preferidos do senhor e da senhora Smith e do dramaturgo romeno, naturalizado francês, Eugène Ionesco.

Ocorre que o diplomata conhecia alguns segredos de Estado e, de forma nada ética, ameaçou lançá-los aos quatro ventos: um deles era o de que os frangos exportados para a Índia, com os quais os indianos faziam um delicioso chicken tikka masala, eram alimentados com hormônios que, em seres humanos, ou melhor, nos homens, provocavam a diminuição dos testículos e faziam surgir brotos mamários. Não sem razão, quando um diplomata indiano chegou ao Brasil, muitos acharam se tratar de uma mulher.

Esse imbróglio internacional só acabou quando deram ao diplomata o cargo de embaixador no Consulado do Samba, uma escola de samba da capital catarinense. Desde então ele é visto nos barracões da escola bordando e costurando lantejoulas em fantasias de carnaval.

Dirce Waltrick do Amarante é professora, ensaísta e tradutora. O conto integrará o livro Antropologia urbana, ainda sem data de lançamento.