a batalha

Para Luiza Wey, Juliana de Moraes Paiva e Vinícius Antunes

Durante dias e noites eles construíram o cavalo de madeira. O arquiteto exigiu que várias partes fossem refeitas inúmeras vezes, buscando a perfeição que enganaria os inimigos. Ele estudou os 210 ossos que compõem o corpo de um cavalo. Seus músculos, seus tendões, toda sua anatomia. E usou a pele de mais de trezentos cavalos de verdade. Suas crinas, seus cascos, seus pelos.

Valeu a pena. Era o que todos diziam, vendo-o partir. Sua perfeição era tamanha que certamente enganaria os inimigos. Os próprios soldados que entraram em sua barriga, o fizeram muito ressabiados, olhando em torno com um misto de admiração e receio. E com o exército em seu ventre, ele foi colocado às portas da cidade a ser invadida e dominada.

Durante o silêncio da madrugada, em frente às muralhas, o próprio cavalo se sentiu vivo. Seus olhos laterais espionavam a escuridão. Suas narinas sentiam o cheiro das batalhas, do sangue, da morte. E, mais do que tudo, ele sentia que carregava vida dentro de si. Seguindo seu instinto, o cavalo galopou para longe, bem longe dali, levando para sempre em seu ventre os soldados à espera da batalha.

| este conto está no livro Urubus em Círculos Cada Vez Mais Próximos (Editora Oito e Meio, 2017) |

Cesar Cardoso (Rio de Janeiro,1955) publicou os livros de contos As Primeiras Pessoas e Urubus em Círculos Cada Vez Mais Próximos (Editora Oito e Meio). Escreve para TV e mídia (revista Caros Amigos, jornais O Pasquim e O Planeta Diário, programas Tv Pirata, A Grande Família, Sai de Baixo, Toma Lá Dá Cá, Zorra etc). Também tem publicados livros infantojuvenis. Seu conto “Ai de Mim, Copacabana” saiu na coletânea Para Copacabana, Com Amor (Editora Oito e Meio) e no livro The Book of Rio, lançado pela Editora Comma Press, em Londres, na Inglaterra. Participou da Coletânea Prêmio Off Flip de Literatura — em 2009 com o poema “Carochinhas brazileiras” e, em 2015, com o conto “O Veredito”. Também em 2015 lançou coisa diacho tralha (poesias, Editora Texto Território). É editor do blog Patavina’s.